Home


A disciplina Gestão Ambiental e Competitividade, ministrada pelo Prof. Luis Felipe Nascimento (http://lattes.cnpq.br/5801501389356871) faz parte das disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

PPGA - UFRGS (CAPES nível 7)

A Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundada em 1972, a partir da criação do Curso de Mestrado em Administração Pública e em Administração de Empresas. 

Seguindo uma trajetória que prima pelo crescimento e pela preocupação em atender às necessidades evidenciadas pela comunidade intra e extra-muros da Universidade, foi implantado o curso de Especialização, em 1985, e iniciado o curso de Doutorado, em 1994. A partir de 1996, o PPGA/EA/UFRGS implementou o curso de Mestrado Interinstitucional, em parceria com outras universidades e, finalmente, em 1998, foi criado o curso de Mestrado para Executivos, modalidade profissional. No ano de 2005 a EA/UFRGS implementou o curso de Doutorado Interinstitucional, sendo a primeira instituição a ter esta modalidade de curso no país. 

Atualmente sediado na Washington Luiz, 855, o PPGA/EA/UFRGS tem como objetivo propiciar estudos aprofundados no campo da Administração, formando pessoal de alto nível para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e funções executivas junto às organizações.

Comparado com outros programas de Mestrado e Doutorado do país, o programa tem obtido posição de destaque por sua produção científica, alcançando desde 1986 a maior participação dentre todos os programas nacionais nos Encontros Anuais da ENANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração), o maior evento científico da área de Administração do país. Mantém, ainda, de forma regular, participação em encontros latino-americanos, como o CLADEA (Encontro Anual do Conselho Latino-Americano das Escolas de Administração) e o BALAS (The Business Association of Latin American Studies), além da participação em outros encontros nacionais e internacionais.
A prova concreta dessa posição configura-se nas avaliações realizadas pela CAPES, nas quais o PPGA/EA/UFRGS é reconhecido desde 1987 com nível A, pela antiga classificação, e com nível 7 (nota máxima atribuída pela CAPES à área de administração), na atual avaliação.

Fonte: http://www.ea.ufrgs.br/

Súmula da Disciplina

Nesta disciplina são abordados conceitos relativos à gestão ambiental em organizações públicas e privadas e as diferentes visões sobre a relação do setor produtivo com o meio ambiente. São apresentadas as tipologias das perspectivas ambientalistas e a evolução histórica da preocupação ambiental nas últimas décadas. São analisadas as interfaces da gestão ambiental com as demais atividades realizadas numa empresa e verificado como as ações ambientais podem contribuir para o aumento da competitividade empresarial.

Objetivos da Disciplina

Analisar o estado da arte do conhecimento dos temas abordados; realizar uma análise crítica sobre os conceitos trabalhados e relacioná-los à realidade vivenciada pela sociedade; avançar no conhecimento destes temas apresentando propostas inovadoras para a solução dos problemas detectados. O resultado esperado será o desenvolvimento de um artigo que relate esta análise crítica e que apresente propostas inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário